• Serviços de IT Tax

Serviços de IT Tax

Com a estrutura tecnológica atualmente requerida para suportar as apurações, obrigações acessórias, e recolhimento dos tributos a BDO vem investindo continuamente em profissionais de tecnologia da informação e ferramentas para auxiliar empresas e grupos empresariais no mapeamento, extração, geração e validação de documentos, arquivos e controles internos que são base das diversas informações/obrigações diariamente fornecidas a clientes, fornecedores e autoridades fiscais, como forma de contribuir na adequada governança tributária e, consequentemente no correto recolhimento de seus tributos. Assim, face ao excesso de obrigações acessórias e de inúmeras alterações legislativas, desenvolvemos soluções tecnológicas exclusivas para auxiliar empresas e grupos empresarias nessas demandas.

BDO validador de obrigações acessórias – ferramenta para auxiliar na  Validação individual das Obrigações Acessórias; no cruzamento das informações entre Obrigações Acessórias; auxiliar nos procedimentos preventivos de validação dos arquivos a serem transmitidos para as autoridades fiscais; auxiliar na detecção de inconsistências e possíveis contingências em tempo hábil de correção; possibilitar a obtenção de resultados financeiros e economia fiscal; e, gerar uma matriz de correção com os principais aspectos identificados e propor modelos de solução para implantar os ajustes requeridos.

BDO EFD - Contribuições – Através do mapeamento, geração e validação dos diversos blocos desta obrigação acessória, a BDO auxilia os clientes no atendimento desta exigência legal. Além disso, para alguns, casos a BDO auxilia pontualmente os clientes na correção de determinados itens, geração da referida obrigação quando da migração de sistemas de TI, ausência temporária de profissionais de TAX  para preenchimento da referida obrigação e na consolidação de dados quando da existência de diversas filiais ou operações que possam dificultar, em algum momento, o preenchimento e transmissão da EFD-Contribuições pelos profissionais da empresa.

BDO ICMS eCredAC (Portaria CAT n° 83/2009) – A ferramenta desenvolvida pela BDO auxilia na geração das obrigações acessórias a fim de monetizar créditos acumulados de ICMS. Nossa ferramenta provê todos os relatórios e quaisquer obrigações necessárias para atendimento às regras estaduais para solicitação do pleito seja ele no regime simplificado ou de custeio.

BDO ICMS-ST (Portaria CAT n° 17/1999) – A ferramenta BDO permite a geração das obrigações acessórias requeridas para solicitação de monetização dos créditos acumulados de ICMS na modalidade substituição tributária. Nossa ferramenta provê todos os relatórios e quaisquer obrigações necessárias para atendimento às regras estaduais para solicitação do pleito a fim de ressarcir créditos de ICMS-ST, cujo fato presumido não se concretizou.

BDO Controle de Ativos – A ferramenta BDO, pautada nas normais dispostas para preenchimento dos blocos do EFD-ICMS/IPI, auxilia na geração da obrigação acessória para fins de registro e controle dos bens do ativo e respectivos créditos de ICMS. A ferramenta permite manutenção dos controles necessários para atendimento às regras estaduais de proporcionalidade, controle e utilização dos créditos de ICMS decorrentes das compras de ativo imobilizado.

BDO P&DI – A ferramenta BDO auxilia nos controles necessários para suportar a fruição dos incentivos fiscais de Pesquisa e Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (P&DI) nas apurações dos tributos federais.

BDO Telecomunicações (Portaria CAT n° 06/2009) – A ferramenta BDO auxilia na geração da obrigação acessória exigida pela autoridade fiscalizadora para apropriação do ICMS recolhido indevidamente quando da prestação de serviços de Telecomunicações. Nossa ferramenta permite a geração dos arquivos necessários para requerer esse crédito em todas as unidades da federação, pautada nas regras dispostas no Convênio ICMS n° 86/2010.

BDO PERDCOMP – A ferramenta desenvolvida pelos profissionais da BDO auxilia nossos clientes na geração dos Pedidos de Ressarcimento (PER) trimestrais para futura compensação de créditos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com demais tributos administrados pela RFB. Neste tipo de trabalho realizamos a análise do atendimento das regras legais quando da formação do saldo credor, as hipóteses de recuperabilidade do referido crédito, o preenchimento da obrigação acessória (PER/DCOMP), bem como a elaboração de Books com a composição dos documentos fiscais que suportam o crédito a recuperar. Esse book ficará disponível para auxiliar a empresa em eventuais fiscalizações futuras.