• Valorização de Ativos Intangíveis e Goodwill – PPA

Valorização de Ativos Intangíveis e Goodwill – PPA

Depois da aquisição da companhia, o preço pago pela transação precisa ser discriminado, a começar pelos os ativos e passivos identificáveis no âmbito do balanço consolidado. A alocação do preço de compra (PPA) deve ser realizada independentemente da norma de contabilidade aplicável; porém, os requisitos, em alguns detalhes, são diferentes. A implementação do PPA demanda profissionais com expertise, experiência e recursos.

A BDO apoia você em uma eficiente implementação de PPA. Nosso método também pode ajudar a redução sustentável do risco futuro de depreciação do ativo intangível (Impairment). No escopo de análise de uma transação, o primeiro passo é determinar o preço de compra e a data da aquisição relevante para o PPA. Nós analisamos a transação em detalhes (incluindo as cláusulas de recebimento, assim como as de compra e de direito de venda) e analisamos seu preço, levando em consideração as provisões relevantes.

Em seguida, os ativos e passivos intangíveis são identificados pelos critérios estabelecidos pelas normas de contabilidade aplicáveis e como eles serão apresentados no futuro balanço consolidado. Com isso, o valor justo é determinado para todos os ativos e passivos, já refletidos ou ainda não no balanço.

A BDO ajuda sua empresa com uma equipe de especialistas experientes na avaliação de marcas, tecnologias e relações com os clientes. 

Finalmente, a diferença entre o preço de compra e o valor justo dos ativos líquidos é determinado, para cálculo do ágio (goodwill).

Nós fornecemos um relatório detalhado das avaliações sobre os efeitos dos ativos e ágios intangíveis resultantes. Mediante a pedido, também fornecemos a informação que você precisa para atender requerimentos de divulgação relacionados a um PPA.