• Compromisso público da pecuária

Compromisso público da pecuária

29 setembro 2016

Em 2009, os três maiores frigoríficos do Brasil assumiram um compromisso público de rastrear e bloquear em seu sistema os fornecedores cujas fazendas apresentavam desmatamento dentro do Bioma Amazônia local de grande extensão que ocupa quase metade do território nacional, presente em três regiões do país: Norte, Nordeste e Centro – Oeste. O compromisso assumido denominou-se: “Critérios Mínimos para Operações com Gado e Produtos Bovinos em Escala Industrial no Bioma Amazônia”.

Assim, a partir de 2014, as empresas que assumiram ao compromisso passaram a tornar públicas os processos com o intuito de verificar a confiabilidade do sistema de compra de gado, excluindo fazendas que possuam: desmatamento, trabalho Escravo, invasão de terras indígenas e unidades de conservação. O compromisso exige a auditoria anual dos requisitos do acordo e a BDO realiza a auditoria de dois dos maiores frigoríficos.

Os três signatários do acordo representam mais de 60% do volume de carne abatida no Bioma Amazônia, além de comercializarem seus produtos com as redes de supermercados do Brasil. Dentre estas, três das maiores redes também já sinalizaram estar publicamente comprometidas em banir a comercialização de carne advinda de desmatamento na Amazônia, pois a cada ano o combate ao desmatamento neste ramo tem ficado mais eficaz.

Fonte:Greenpeace

 

Giovanna Navarro

Luana Castilho

Mauro Ambrosio